31 março 2017

Categoria Apple News
31 março 2017,
 0

iOS 10.3 provavelmente deixou o seu iGadget mais rápido; ou não?

Há pouco mais de 24 horas, depois de inúmeras versões de testes, a Apple disponibilizou o iOS 10.3 para todos os usuários de iPads e iPhones/iPods touch compatíveis. Felizmente, no geral, os comentários de usuários sobre os updates desta vez são muito positivos.

Algo que vários observaram e comentaram por aí é que o sistema operacional estaria, agora, mais “responsivo” — isto é, que a Apple teria feito otimizações notáveis no quesito performance. E há, sim, algumas explicações para isso.

Apple File System (APFS)

A Apple apresentou, na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2016, um novo sistema de arquivos que levou o seu próprio nome: Apple File System — ou simplesmente APFS, para os íntimos. Para quem quiser entendê-lo em detalhes, temos um post completinho aqui.

Se eu fosse chutar, teria apostado que a Apple implementaria primeiro o APFS num dos seus sistemas operacionais “menos importantes” — se é que podemos dizer assim. Talvez no watchOS ou no tvOS, que são específicos para donos de Apple Watches ou de Apple TVs. Mas não: ela escolheu justo o seu carro-chefe, o iOS, para iniciar a migração em massa.

E assim ocorreu, oficialmente a partir de ontem: (quase) todos os iGadgets já atualizados para o iOS 10.3 foram também automaticamente migrados para o APFS. Isso explica por que essa atualização demora um pouquinho mais que as outras para ser concluída, embora felizmente sem percalços.

iOS 10.3.2 beta vs. 32 bits

Já que estamos falando de 32 bits, uma observação importante sobre a recém-lançada primeira versão beta do iOS 10.3.2: a Apple *não* disponibilizou a compilação de testes para dispositivos de 32 bits, ou seja, desenvolvedores com iPhones 5/5c e iPads de quarta geração estão de fora.

A descoberta foi feita pelo canal do YouTube EverythingApplePro, e nós a confirmamos acessando o portal Apple Developer. Todavia, ao contrário do que eles já afirmam por lá, não dou certeza absoluta no abandono desses dispositivos já no update 10.3.2.

A Apple está iniciando os testes do iOS 10.3.2 agora, junto a seus outros sistemas operacionais, e pode ter havido algum motivo especial para esta primeira beta não ter sido liberada para dispositivos de 32 bits. É claro que, se a coisa permanecer dessa forma em compilações futuras, ela pode ter escolhido esse update menor para fazer a transição. Mas, se fosse para chutar, eu diria que ela só faria isso no iOS 11.

 

Comments are closed.