16 outubro 2014
16 outubro 2014,
 0

Em evento da Apple nesta quinta-feira (16), Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software, apresentou as novidades do OS X Yosemite – muitas já vistas no WWDC 2014. A melhor delas é que o novo software chega aos computadores da fabricante hoje mesmo, na App Store. Junto com ele, o iWork, também renovado, poderá ser baixado gratuitamente nos Macs, com um Safari mais veloz.

Embarcado no Yosemite, vem o novo Safari que, segundo a Apple, está até seis vezes mais rápido que a concorrência como os navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome . O browser foi repaginado visualmente, ficou mais bonito, mais eficiente, recebeu uma melhorias nas buscas e ganhou ainda um recurso que ajuda a economizar bateria até assistindo vídeos online, em sites e serviços de streaming com linguagem JavaScript, como Netflix, por exemplo. O navegador dá ainda mais vida para bateria, permitindo uma economia de mais duas horas.

A Apple lançou a primeira versão do software, a OS X 10.10 Yosemite, em junho, na Worldwide Developers Conference (WWDC 2014), em São Francisco. O sistema operacional tem um belo e novo visual, uma barra de ferramentas e renovada, assim como a central de notificações e o que podemos chamar de “modo escuro” ou dark mode, entre outras novidades já disponíveis na versão beta. Mais de um milhão de pessoas se inscreveram para testes do sistema.

Todos os aplicativos básicos do Mac OS X chegam atualizados no Yosemite: Mensagens, iTunes, iWork, Spotlight, além, é claro, do Safari. Usuários do iCloud Drive poderão salvar, ver e editar arquivos e fotos em qualquer lugar a partir da nuvem, sincronizando iOS 8 e Mac OS X Yosemite.

O OS X Yosemite será mais integrado ao iPhone. O sistema irá sincronizar com o iOS 8, através do Handoff – parte do Continuidade, que permite iniciar operações em um iPhone, passar para o iPad e terminar no Mac, além de compartilhar arquivos entre os dispositivos que estejam conectados no mesmo usuário iCloud.

O software ganhou também a capacidade de fazer e receber chamadas telefônicas demonstradas por Federighi durante o lançamento.

Lembrando que o download do Yosemite é grátis, assim como o iWork, a partir de hoje, na App Store. Porém, apenas os usuários da versão Mac OS X 10.6.8 Snow Leopard ou superior poderão fazer o download.

Depois de passar anos dando nomes relacionados a felinos ao OS X (Leopard, Lion e Mountain Lion), no ano passado, a Apple mudou o foco para nomes de belos lugares na Califórnia. O primeiro deles foi o OS X Mavericks (10.9), local famoso por gigantes ondas e competições de surf.

vIA: TECHTUDO

Comments are closed.